5 parques nacionais americanos que você precisa conhecer

9/2/2021 | Dicas

Viagens que proporcionam contato com a natureza são muito buscadas pela incrível capacidade de renovar completamente as energias dos viajantes. Além do visual, estar em contato com florestas, campos, cachoeiras, rios e praias tem o poder de levar o peso da rotina embora, nos reconectando com a vida de forma singela.

Já é comprovado que esse contato traz inúmeros benefícios à saúde física e mental, aumentando a qualidade de vida.

São muitos os destinos que proporcionam essa experiência, mas um deles, que não figura entre as opções mais óbvias, possui atrativos encantadores: Os Estados Unidos.

E com objetivo de te inspirar a planejar suas próximas viagens, listamos 5 parques americanos que, dentre muitos outros atrativos do destino, podem ser a opção perfeita para descomprimir após o desafiador período da pandemia.

Veja só!

#1 Parque Nacional Joshua Tree

Localizado na Califórnia, na região desértica de Mojave, o Parque Nacional Joshua Tree tem esse nome, devido ao tipo de árvore que cresce exclusivamente nessa localização, chamada de “Árvore de Josué”.

É uma espécie de cacto de lento crescimento, tronco fibroso e folhas verdes claras que atingem entre 15 e 35 cm de comprimento, e de 7 e 15 cm de largura. Suas flores aparecem na primavera em tons de amarelo e branco.

Outras espécies de vegetação também marcam presença no parque, como Cactus – há um jardim cheio deles -, Yuccas e suas formações esculturais e o belo Oásis de Palmeiras. A biodiversidade ali, reina imponente entre os impressionantes fenômenos geológicos de montanhas e monólitos de granito.

O parque fica a cerca de mil metros de altitude, com uma extensão de 3.000 km² de inigualáveis formações rochosas, oferecendo um cenário espetacular, além de atividades de aventura como trekkings por trilhas e escaladas. Não perca o pôr-do-sol maravilhoso que esse deserto presenteia.

#2 Grand Canyon National Park

Talvez o mais famoso dos parques americanos, chama atenção por sua vastidão e imponente beleza. Sem dúvida, um passeio inesquecível. Por isso, reserve um bom tempo para apreciar essa visita com tranquilidade.

Localizado no estado do Arizona, suas formações geológicas são marcantes – com certeza uma obra de arte esculpida pela natureza através do tempo, clima e forças das águas. Sua natureza exuberante é formada por diversas camadas, cores avermelhadas e porções rochosas.

O Rio Colorado é outro personagem de destaque que pincela a paisagem com suas corredeiras hora calmas, hora agitadas, serpenteando os caminhos da borda sul, onde os visitantes mais se aventuram em atividades como trekkings, escaladas e raftings.

Há muito o que explorar no Grand Canyon, muito o que realizar nas mais variadas atividades e passeios e muito o que admirar e contemplar nos mirantes Grand View e Navajo ao longo de seus 16 km de largura, 1,6 km de profundidade e 445 km de comprimento.

#3 Bryce Canyon National Park

Um dos parques mais fascinantes de Utah devido a peculiaridade de suas formações rochosas. O visual lembra um sonho, principalmente ao se observar as mudanças de iluminação que ocorrem ao longo do dia. 

Dentro de um ecossistema de clima extremamente árido, o parque tem cerca de 14.500 hectares de área, abrigando uma infinidade de animais e espécies de plantas típicas. 

Rochedos pontiagudos em tons laranja avermelhados que parecem ter sido esculpidos por mãos habilidosas, são chamados de Hoodoos. Podem ser vistos de diversos pontos do parque, e especialmente na companhia do pôr-do-sol, visto de mirantes como o Sunrise Point, Sunset Point, Inspiration Point e Bryce Point, são inesquecíveis.

#4 Death Valley National Park

A paisagem deste parque é tão emblemática que passa a sensação de ser de outro planeta. O surreal Death Valley (Vale da Morte) fica aproximadamente 100 metros abaixo do nível do mar, em uma isolada região de Nevada.

É um lugar de extremos, desde o clima demasiadamente quente durante o dia, e muito frio durante a noite, até sua paisagem onde inexistem árvores, rios ou lagos… apenas uma estonteante composição de montanhas rochosas e dunas de areias.

Os mais belos visuais do Death Valley ficam por conta das montanhas coloridas e das esculturas de sal. E, completando a paisagem arrebatadora, diariamente, estão presentes encantadores pores-do-sol e noites extremamente estreladas.

#5 Yosemite National Park

Localizado na Califórnia, este parque se difere dos anteriores pela sua diversidade natural. É composto por bosques, florestas, geleiras, cascatas, picos nevados e paisagens alpinas. E completando essa mistura, estão as gigantes sequoias, espécie de árvore típica da região.

Ali, paredões de granito e montes prendem o olhar, principalmente nas Montanhas Half Dome e El Capitan. De muitas dessas, caem enxurradas de água formando as mais belas cachoeiras como a Yosemite Falls, Yosemite Valley e Bridalveil Falls. 

A experiência no Yosemite National Park pode variar bastante, dependendo da época do ano. No inverno, por exemplo, essas águas praticamente congelam, transformando completamente a paisagem. É possível admirar o visual icônico do parque de alguns mirantes como o Túnel View e o Glacier Point.

Com isso, completamos os 5 parques nacionais americanos, te inspirando a pensar num roteiro diferente, cheio de personalidade, para os Estados Unidos. A Sumond tem um produto especial para curtir todos os encantos de cada um desses parques. Fale com a gente, para mais informações.